Dicas / 21 de março de 2017

Novas Regras para Viajar de Avião começam a valer a partir de hoje

O post que eu trago pra vocês hoje é de utilidade pública, em que vou esclarecer algumas dúvidas sobre as alterações e novas regras, impostas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), para você que viaja de avião. Então já compartilha aí com seus amigos nas suas redes sociais pra ninguém se prejudicar no momento de comprar a passagem aérea e também na hora de embarcar. As mudanças começam a valer a partir de hoje (terça-feira, 14) para quem comprar os bilhetes a partir da presente data!


  • PAGAMENTO POR BAGAGEM DESPACHADA EM VOOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O principal assunto que vem deixando os viajantes preocupados, foi a resolução aprovada em que permite que todas as empresas aéreas possam cobrar do passageiro por cada bagagem que é despachada, tanto em voos nacionais quanto internacionais. Em defesa, a Anac alega que isso diminuirá os custos das empresas aéreas e que isso estimularia a concorrência entre as mesmas o que as fariam diminuir os preços das passagens, em contra partida, isso é considerado um regresso a todas as conquistas alcançadas pelos direitos do consumidor.

Para nossa sorte, a justiça de São Paulo concedeu uma liminar em que suspende a cobrança extra por bagagem despachada, portanto, POR ENQUANTO não precisaremos nos preocupar com isso. Continua valendo então a ideia de que podemos despachar, SEM CUSTO ADICIONAL, uma bagagem de até 23kg em voos nacionais e duas bagagens de até 32kg em voos internacionais.

bagagem despachada


  • PESO DA BAGAGEM DE MÃO

Caso, em algum momento, a nova regra citada acima seja aprovada, ocorrerá também uma alteração no peso permitido para a bagagem de mão, que atualmente é de 5kg, passaria a ser de 10kg. Enquanto ela não é aprovada, o peso da bagagem de mão continua tendo que pesar no máximo 5kg tanto para voos nacionais como para voos internacionais.


  • VALOR DAS TAXAS DO VOO E PESO EXCEDENTE DE BAGAGEM

Uma das vantagens que trazem as novas regras é que agora, as companhias aéreas são obrigadas a informar o valor total da passagem, incluindo as taxas de voo que antes só apareciam no momento de finalizar a compra, quando comprado pela internet.

Caso você exceda o limite de peso das bagagens despachadas, o valor deverá ser informado pela companhia aérea. Esta informação deve estar visível e de fácil acesso para o conhecimento do passageiro.


  • CORREÇÃO SEM CUSTO QUANDO HÁ ERRO NO NOME DO PASSAGEIRO

Antes, o tal erro poderia até anular o bilhete do consumidor, com as novas regras esse erro deve ser corrigido, sem custo, pela própria companhia aérea desde que a solicitação seja realizada antes do momento do check-in.

ticket


  • CANCELAMENTO GRATUITO APÓS A COMPRA

Agora o passageiro tem até 24h após receber o comprovante do bilhete, para cancelar a compra caso desista.


  • MUDANÇAS DE HORÁRIO, ITINERÁRIO OU CONEXÃO DO VOO

Com a mudança, os passageiros devem ser avisados pela companhia aérea com antecedência mínima de 72h, caso o voo sofra alguma alteração de horário, itinerário e/ou conexão. O passageiro poderá desistir da viagem e receber reembolso integral, se a alteração exceder 30 minutos em voos nacionais e 1h em voos internacionais.


  • ATRASO DO VOO

Até então, a companhia aérea era obrigada a pagar hotel às pessoas que estavam com seu voo atrasado em mais de 4h, agora com as novas regras, a companhia só deve pagar hotel ao passageiro caso a vaga do voo esteja para o dia seguinte.

aeroporto


  • PERDA DO VOO NA IDA NÃO IMPLICARÁ NA PERDA DA VOLTA

Antigamente, a companhia aérea cancelava sua passagem por completo caso você perdesse a ida. Agora, caso você perca a ida, você ainda terá direito de utilizar a volta desde que avise a companhia aérea.


  • REEMBOLSO AO PASSAGEIRO

Outra vantagem que traz as novas regras é de que o passageiro deverá ser reembolsado em R$1000,00 (mil reais) caso o voo (nacional) em que deveria embarcar estiver lotado. Em casos de superlotação e impedimento de embarque em voos internacionais, o reembolso deverá ser de R$2000,00 (dois mil reais).

Um outro caso em que o passageiro deverá ser reembolsado, é quando sua bagagem é perdida ou extraviada. Antigamente, o retorno em dinheiro por parte da companhia aérea deveria ser realizada em até 30 dias, agora o mesmo deve ser feito em até 7 dias.


aeroporto 2

Agora, além das pesquisas que já fazemos para procurar a passagem com o melhor preço, também teremos que pesquisar qual é o procedimento realizado pela companhia ao despachar as bagagens. Caso a cobrança por bagagens despachadas seja aprovada, cada companhia aérea determinará seu valor, então investiguem bem no momento de adquirir a passagem.

Tiraram todas as dúvidas? Se você tiver qualquer outra, pode deixar aqui nos comentários que farei o possível para buscar as informações para vocês.

Beijoos, vejo vocês na próxima terça <3

Natalia Gomes

Criadora do Primeiro Passaporte e apaixonada por assuntos de viagem, moda, beleza <3

32 Comments

  1. Stefani Lima

    Que blog máximo!! Já adorei!!

    Estava lendo esse lance das bagagens ontem, embora algumas já usarem, acho que isso não vai ser muito legal aqui no Brasil… Espero que isso não vá muito pra frente, acho que vai gerar até mais transtornos para as companhias aéreas. Vamos aguardar, né?

    Super beijo!
    http://www.blogueirasemgrana.com

    14 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Obrigadaa!

      Pois é, são usados em outros países que as pessoas tÊm maior poder de escolha, são várias companhias aéreas então ela consegue ir na que achar melhor ou mais barata. Realmente não vai dar certo, as pessoas vão se revoltar haha. E sim, o que nos resta é aguardar mesmo.

      Obrigada pela visita, beijoo <3

      15 . mar . 2017
  2. Vitoria Aurora

    As vezes não temos muita condições de viajar e lendo assim aumenta a vontade e chances +

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Vitoria! Que bom que este post te incentiva a viajar, fico feliz! Não vai se arrepender <3

      17 . mar . 2017
  3. kah Pacheco

    Estava olhando ontem no jornal sobre esse assunto, sou totalmente contra, vai gerar transtorno, atrasos, do aumento do custo das viagens, já estamos enfrentando uma crise grande mais isso ainda, é desanimador.

    http://www.recatadas.com.br

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Kah! Pois é, mas vamos torcer para que não seja aprovado e que só venham os benefícios dessas novas regras haha.

      Beijo!

      17 . mar . 2017
  4. Káh Souza

    Amei seu blog! ❤
    Estava lendo sobre as bagagens ontem e amei seu post, super explicado! ❤ Parabéns pelo blog maravilhoso!

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Káh! Fico feliz em ler isso, muito obrigada mesmo <3

      beijoo

      17 . mar . 2017
  5. Kelly Mathies

    Algumas das mudanças são bem positivas e significativas, né? Outras acabam sendo bem ruins para o consumidor, mas é bacana que eles reformulem de vez em quando. Uma pena que nem sempre pensem na questão de agradar o cliente. Como não tenho costume (na verdade, nunca andei de avião rs), não entendo muito bem sobre as regras anteriores, mas gostei de saber sobre as novidades ♥ Post bem explicadinho.

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Kelly! Concordo viu? Claro que essa questão da cobrança extra por bagagens despachadas chamou bastante atenção, porém, não vamos negar que a maioria é benefício para nós consumidores. Às vezes eles deixam mesmo de lado, o fato de que o consumidor é o ponto principal dessa história toda, temos que ser agradados sim haha. Quando puder, viaje! É uma delícia.

      beijoos <3

      17 . mar . 2017
  6. Kelly Martins - Blog Sonhos de Lola

    Flor que blog mais delícia, justamente o assunto que amo e também escrevo a respeito.
    Super lindo seu blog viu, Parabéns!
    Essas novas regras são complicadas, eu não curti muito e com certeza pode prejudicar ambas as partes. Brasil tá ficando cada dia mais abusivo!
    Sucesso para você e o blog, e se der dá uma passadinha no meu, falo basicamente sobre intercâmbio e experiências.

    beijinhos <3
    http://www.sonhosdelola.com.br

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Kelly sua linda! Ah mentira? Que amor <3 claro que amo o assunto e vou acompanhar seu blog com certeza. Fico feliz que tenha gostado desse cantinho aqui.
      Sim, pode prejudicar mesmo, mas algumas vieram em nosso benefício e como nem tudo são flores, veio a questão da cobrança das bagagens despachadas que espero que não seja mesmo aprovada haha.

      Beijo e obrigada pelos elogios <3

      17 . mar . 2017
  7. Erica Oliveira

    Eu acho engraçado essa história da bagagem pq eles querem cobrar mas não deram nenhum desconto na passagem, ou seja, estão ganhando duas vezes rsrs Vi que nesse dia o povo está bem confuso ainda com relação a isso. Acho que as vezes ao invés de deixar as coisas mais práticas eles só pioram rsrs

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Erica! Pois é, a desculpa que eles deram é que caso isso fosse aprovado, eles iriam abaixar o preço das passagens para aumentar a concorrência entre as companhias. Enfim, vamos torcer para que isso não seja aprovado.

      Beijo!

      17 . mar . 2017
  8. Mandy

    Ótimo post, bastante esclarecedor! Eu também não gostei de ter que pagar pra fazer o despache da mala, quando excedia o preço, beleza, mas agora nem isso? Absurdo mesmo. Por mais que o MP de São Paulo tenha concedido a liminar que suspendia isso, espero que façam algo definitivo e nem momentâneo.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Mandyy, que bom que gostou! Pois é menina, eu também acho um absurdo, pois já pagamos um valor alto na passagem, esperamos ter o serviço completo. Também espero que acabem com essa ideia, vamos torcer.

      Beijoos <3

      17 . mar . 2017
  9. Juliana Alves

    Eu precisava desse post!!! Tava cheia de interrogações na cabeça, cada hora via alguém falando uma coisa diferente hahhah Realmente, vai ser vantajoso pro viajante em vários pontos. Só mesmo essa cobrança extra por cada mala despachada que é absurda e eu espero que continue vetada! Parabéns pelo post <3

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Ju! Pois é, também não gosto quando surgem várias informações de todos os lados e acaba não esclarecendo nada haha. Fico feliz que esse post tenha esclarecido suas dúvidas! Siim, todos estão voltando os olhos apenas para a questão das bagagens, mas não vamos negar que surgiram vários benefícios.

      Um beijo <3

      17 . mar . 2017
  10. Milena

    Eu nunca andei de avião e nem pretendo no momento, mas achei o post muito interessante porque tem muita gente falando sobre o assunto e agora eu to entendendo hahahaha

    Uma dúvida: como fica o pessoal que tem banda e precisa levar muito peso por causa dos instrumentos? Acho que vai complicar a vida deles, né? :/

    Beijos,
    literarizandomomentos.blogspot.com

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Mi! Quando tiver a oportunidade viaje de avião porque é uma delícia (pelo menos pra mim haha). Fico feliz que o post tenha esclarecido suas dúvidas!

      Sobre o pessoal que possui instrumentos, por enquanto eles farão como sempre fizeram, acredito que despachando como se fosse uma mala, mas ainda sim eu acho que eles pagam um valor a parte, pois só temos direito de despachar uma mala de 23kg em voos nacionais e duas malas de 32kg em voos internacionais. Eles vão continuar pagando o mesmo valor, acredito eu.

      Beijoos <3

      17 . mar . 2017
  11. Fany

    Primeiramente seu blog é lindo! Que postagem super útil e maravilhosa, adorei saber as novas regras, ótimo! Bjs

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Obrigada Fany! Que bom que gostou, beijoos <3

      17 . mar . 2017
  12. Sthephanie Martins

    Eu ainda não andei de avião, tenho muita vontade, eu tenho acompanhado pelo jornal algumas coisas que você citou, eu acho errado a cobrança por bagagem, eu ainda não viajo muito e como disse ainda não andei de avião, mas tenho muita vontade

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Sthé! Então, é uma delícia viajar de avião, minha primeira vez foi aos 19 anos O: haha
      Também não acho certo, até porque nós já pagamos um valor total para ter o serviço completo, isso só vai ser mais uma dor de cabeça. Espero que não seja aprovada mesmo haha. Beijos e espero que realize sua vontade logo <3

      17 . mar . 2017
  13. Carolina Costa Meulam

    Oi lindona! Postagem de utilidade pública!!!! Eu não costumo andar de avião, mas são informações muito importantes para todos e que devem estar sempre na ponta da língua. Parabéns pela postagem e sucesso com o blog. Beijos!

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Ca! Exatamente, fico muito feliz que tenha gostado. Obrigada mesmo <3 beijoos

      17 . mar . 2017
  14. Vívia Vitória

    Que post ótimo ! Pretendo fazer uma viagem de avião e esse seu post me ajudou muito <3

    Beijos !

    16 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Oi Vívia! Obrigada, fico feliz em saber que ajudou <3

      17 . mar . 2017
  15. Jessyrockmore

    Nunca viajei de avião e agora fico com menos vontade ainda hahaha
    Muita burocracia desnecessária ok
    As coisas poderiam ser mais práticas as vezes essas obrigações cansa.

    17 . mar . 2017
    • Natalia Gomes

      Poxa, não fala assim hahaha. Minha primeira viagem de avião foi logo uma viagem de 8h, é muito gostoso, eu amei. Realmente é muita burocracia mesmo, mas é pro nosso bem estar. Espero que mude de ideia haha. Beijo

      17 . mar . 2017
  16. STHEPHANIE MARTINS DA SILVA

    Menina que post esclarecedor em, eu tenho muita vontade de viajar de avião, mas provavelmente quando eu conseguir vai ser tanta burocracia que vai ser até chato, isso só se aplica a avião né, porque eu vou começar a viajar só que de ônibus ai eu gostaria de saber

    11 . abr . 2017
    • Natalia Gomes

      Sthe hahaha, não pense assim mulher. Parece bem chato, mas na verdade essas alterações não fazem taaanta diferença assim, a não ser que você tenha algum problema desses envolvidos e muitos dos problemas são resolvidos ao nosso benefício. Espero que sua primeira experiência em um avião seja incrível sim! Haha beijoos

      12 . abr . 2017

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *